Empresas do Tecnosinos são aprovadas em edital da Fapergs
Quatro empresas residentes no Tecnosinos foram aprovadas no edital Fapergs 07/2024 – Programa Manutenção de Talentos Tecnológicos – Emergência Climática, são elas Prakaranga, Trindtech, Faba, OrizonAds. Focado em startups gaúchas, o edital faz parte do Plano Rio Grande e conta com recursos do Funrigs, integrando a estratégia de reconstrução do Estado.
Segundo Daiana Godinho, CEO da PraKaranga, desde a divulgação inicial da oportunidade, que chegou por meio da Unitec, até o suporte direto na escrita e submissão do projeto, a parceria foi fundamental para alcançar o resultado. “O respaldo técnico e estratégico da Unisinos não apenas nos orientou na construção de um projeto sólido e competitivo, mas também trouxe um diferencial ao aproveitarmos o peso e a credibilidade de uma instituição de renome no campo da inovação e da tecnologia. Para a PraKaranga, esse tipo de colaboração demonstra a importância de trabalhar em um ecossistema que valoriza o desenvolvimento de empresas e empreendedores comprometidos com soluções transformadoras”, relata.
O CEO da Faba, Frederico Hofstätter, comenta que a aprovação no edital da Fapergs representa um marco importante na trajetória da empresa como startup de foodtech e incubada no Tecnosinos. “Esse reconhecimento valida o trabalho que estamos realizando para desenvolver produtos saudáveis, sustentáveis e alinhados às necessidades do mercado nacional. O apoio da Unitec foi essencial para alcançarmos esse resultado, além da infraestrutura, a conexão com o ecossistema de inovação e o suporte técnico e estratégico oferecidos foram diferenciais que nos permitiram estruturar um projeto robusto e competitivo”, diz.
Para Felipe Israel Soares, CEO da Orizon Ads, o auxílio da Fapergs à OrizonAds será fundamental para impulsionar a empresa neste início. “Toda a orientação e apoio que recebemos da Unitec foram essenciais para a aprovação do projeto, especialmente pela dedicação exclusiva e comprometimento que a Lariani nos proporcionou. Estamos extremamente felizes e confiantes de que este recurso nos permitirá alcançar novos patamares de evolução em 2025”, projeta.
De acordo com Diraci Junior, CEO da Trindtech, a aprovação no edital é muito significativa, pois vão poder trabalhar a parte de pesquisa e inovação, trazendo estudos e novidades para a plataforma que pretendem desenvolver. “Isso vai possibilitar a inclusão de ainda mais profissionais na área de tecnologia, gerando mais oportunidades e fazendo com que possam crescer tendo as suas carreiras aceleradas através da nossa jornada de capacitação, de mentorias e acompanhamentos. Foi a parceria com o Tecnosinos e Unitec que nos clareou os pontos importantes do edital para entregarmos um projeto que cumprisse as exigências e fosse relevante com a temática em questão”, comenta.
Integrante da equipe técnica da Unitec, a mentora de editais para captação de recursos, Lariani Schwarzbach, lembra que, após o cenário das enchentes enfrentadas no Rio Grande do Sul em maio deste ano, considera ainda mais gratificante falar não só de números, mas principalmente da manutenção, a partir destas bolsas, de talentos do nosso Estado. “Todos muito qualificados e preparados para o desenvolvimento de projetos de alto impacto e relevância social, ambiental e econômica. Ter parcela de participação no atingimento deste resultado, que representa 100% de aprovação das startups que submeteram seus projetos a partir das mentorias, do apoio e do acompanhamento fornecido, reflete não só um esforço conjunto entre Tecnosinos e empresas mas, mais do que isso, a certeza de que estamos comprometidos, engajados e trilhando o caminho certo”, comemora.