Unitec Day comemora conquistas no Tecnosinos

Na última semana, o Tecnosinos foi palco do Unitec Day, evento com diferentes celebrações para comemorar as conquistas do último ano realizadas na incubadora da Unisinos e de suas startups, que trouxe oportunidades para networking entre os presentes no espaço preparado para recepcioná-los.
O evento foi apresentado e mediado por Patrícia Pereira, analista da Unitec, que se despede da equipe do Tecnosinos para integrar outro setor ainda parte da Unisinos. A fala de abertura foi feita por Silvio Bitencourt, gestor executivo do parque tecnológico, destacando o potencial de desenvolvimento do Tecnosinos e das empresas que constituem o ecossistema de inovação local, colaborando e expandindo além das fronteiras do estado e do país. “O Unitec Day foi mais do que uma celebração, é a confirmação de que nosso ecossistema está vivo e pulsante. Ver startups como Carbon Token, Biosens, RMA Tech e Trindtech avançando em suas jornadas é prova do potencial transformador da inovação quando cultivada em um ambiente colaborativo e estratégico como o da Unitec e do Tecnosinos”, afirma.
O ato seguinte foi o lançamento oficial da plataforma da startup Carbon Token, com seu aplicativo que tem como foco a redução das emissões de CO₂. A solução consiste em um programa de relacionamento entre empresas engajadas na redução de emissão de gases de efeito estufa e seus consumidores, fornecendo informação e educação socioambiental através de seu aplicativo, fortalecendo as boas práticas de consumo no município de São Leopoldo. “Isso vem para somar, para agregar, fortalecer os negócios locais, reduzir as emissões de gás de efeito estufa e proporcionar o conhecimento para que todos tenham condições de planejar e ver a consequência que as suas escolhas causam ao planeta”, aponta Umberto De Vuono, CEO da empresa.
Em seguida ocorreu a entrega dos certificados para as startups que se graduaram. Biosens e RMA Tech com seus respectivos representantes foram até o auditório receber o documento e oficializar esse momento marcante para as companhias.
As duas startups que se destacaram em 2024 receberem as certificações e o troféu simbólico. Trindtech e RMA Tech foram as escolhidas em votação realizada digitalmente entre os integrantes do Tecnosinos. Para Diraci Trindade, CEO da Trindtech, o reconhecimento é reflexo direto da atuação em rede: “Receber esse prêmio como Startup Destaque 2024 é um marco importante na nossa trajetória. Participar do Programa Startup Gravataí nos conecta a diversos atores do ecossistema de inovação e tecnologia, ampliando nosso acesso a iniciativas inspiradoras e oferecendo suporte estratégico para o crescimento sustentável dos nossos negócios”, comenta.
Para fechar a noite, Daniela Pellin, professora da Unisinos e empreendedora, ministrou a oficina “Direito e Governança: Impulsionando o Sucesso da Sua Startup”, com foco nos empreendedores presentes no dia. Para ela, participar do evento foi uma experiência extremamente enriquecedora e gratificante. “Ter a oportunidade de ministrar a oficina e debater como esses pilares impactam diretamente o crescimento das startups foi, sem dúvida, um momento único na minha trajetória. Acredito firmemente que, ao incorporar práticas sólidas de governança e observar o devido cuidado com questões jurídicas, as startups potencializam não apenas seu desenvolvimento como fortalecem sua reputação, transmitem confiança ao mercado e consolidam uma imagem positiva diante de investidores e clientes. Pude perceber, através da interação com os participantes, o quanto esse tema desperta interesse e é fundamental para o ecossistema de inovação. Agradeço ao convite feito a mim pela Patrícia Pereira, pelo Professor Silvio Bitencourt e a todo o time da Unitec que proporcionou esse evento de excelência!”, finaliza.