Retrospectiva 2021 Parte II – Inovação, investimentos, prêmios e tecnologia

Dando continuidade a nossa série de retrospectivas, apresentamos a segunda parte daqueles fatos e iniciativas que nos encheram de orgulho durante 2021. Confira mais soluções para a área da saúde, premiações, empoderamento feminino e muita inovação passaram por aqui durante o ano. Caso não tenha visto anteriormente, acesse a primeira parte aqui.
Maio
Como a tecnologia de impressão 3D ajudou em cirurgia de siameses e pode ser decisiva na área médica
O Centro de Manufatura Digital da SKA, no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, imprimiu um biomodelo em 3D que auxiliou no procedimento médico de separação de bebês siameses.
O design foi desenvolvido pela empresa argentina Mirai 3D, uma réplica realística em proporções e condições, contemplando órgãos, ossos e tecidos. A peça foi impressa em cerca de 12 horas, e permitiu ver o que seria operado, uma vez que é possível manipular o biomodelo, devido a sua resistência.
Veja mais sobre o trabalho.
Junho
Biosens recebe investimento do Fundo20 Tecnosinos e Instituto Hélice
A Biosens, que atua na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de biossensores, com foco em hospitais, clínicas, consultórios e farmácias, foi selecionada para dois programas de aceleração: Fundo20 Tecnosinos e Instituto Hélice.
A startup desenvolveu um teste rápido que avalia parâmetros da coagulação de sangue. E com o aporte de R$ 400 mil na startup, R$ 200 mil de cada grupo, pretende alavancar o desenvolvimento do produto, bem como ter acesso a diversas oportunidades ao longo da aceleração: planejamento, networking e mentorias.
Confira mais detalhes.
Agosto
Faba: Startup de foodtech ganha Prêmio Destaque Unitec 2020
A startup concorreu com mais de 40 empresas participantes do processo de incubação e recebeu o Prêmio Destaque UNITEC 2020. O reconhecimento é para aquela empresa que foi a mais votada pela Equipe de técnicos da UNITEC e pelos os parceiros de negócios da incubadora.
A Faba, startup de foodtech incubada na UNITEC desde 2019, desenvolveu um ingrediente de origem vegetal pioneiro no Brasil. A partir do grão de bico, a empresa criou uma substância com características muito parecidas ao ovo de galinha.
Conheça o projeto aqui.
Empreendedora gaúcha recebe Prêmio Mulan no BRICS Women Innovation Contest 2021
A estudante Fabiane Kuhn recebeu o Prêmio Mulan no BRICS Women Innovation Contest 2021. A iniciativa visa destacar a inovação feminina nos países do BRICS, levando em consideração o espírito trabalhador e apaixonado da mulher, a responsabilidade social, e tecnologia e modelo de negócios da empresa liderada por ela e o pensamento estratégico. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no dia 30 de julho, em Beijing, na China.
A jovem de 25 anos é aluna de Ciência da Computação da Unisinos, além de ser cofundadora da startup Raks Tecnologia Agrícola, incubada no Tecnosinos. Para ela, o prêmio reconhece as coisas incríveis que as mulheres estão fazendo nos países integrantes do Brics. “É importante demonstrar que é possível para cada uma de nós fazer a diferença nos processos. Seja trabalhando com tecnologia, no campo ou em outra área”, salienta.
Veja mais sobre a premiação aqui.