Technurse está em desenvolvimento acelerado e busca por investidores

Após ingressar na Incubadora Unitec, a Technurse está em desenvolvimento acelerado e busca por investidores para alavancar seu negócio. A startup atua em soluções para a saúde por meio de dispositivos tecnológicos e desenvolveu o PAGH BAND, uma pulseira de aferição semi-contínua de pressão arterial que auxilia na prevenção da mortalidade por hipertensão.
Desde a entrada no Tecnosinos, em março de 2023, a startup já avançou em algumas frentes do seu projeto. Depois da fase de testes do protótipo, agora o produto passa pela primeira validação no 23° Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS). A apresentação será feita pela engenheira biomédica e uma das sócias da startup, Ayame Gamarra. “Com essa validação, iniciamos o processo de consolidação do nosso negócio, mostrando que o produto funciona e que tem valor”, afirma uma das idealizadoras e sócias da Technurse, Janaina Avancini Pinheiro.
A relevância da pesquisa da Technurse vem rendendo frutos nos principais congressos e eventos de enfermagem nacionais. No 22º Seminário de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) e 3º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem (SINPE), a startup vai apresentar seu projeto. Na Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE), estará presente em uma mesa-redonda contando a sua experiência. Já o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Enfermagem da Região Sul do Brasil conferiu o primeiro lugar ao trabalho científico “Inovação em saúde: pulseira de determinação da pressão arterial para hipertensão induzida pela gravidez”.
De olho no futuro, os esforços da startup agora estão voltados para potencializar a sua jornada empreendedora. “Fazer pesquisa no Brasil é uma tarefa extremamente cara. Para avançar ainda mais no desenvolvimento da solução, buscamos por investidores e estudantes que contribuam para a evolução do nosso projeto”, conta.
Para auxiliar na infraestrutura da sala que estão montando no prédio da Unitec 1, os empreendedores da Technurse criaram uma vaquinha virtual para auxiliar nos custos de mobiliário, computadores e área de trabalho. Para contribuir basta acessar este link.
Saiba mais sobre a Technurse
A Technurse é uma startup que busca soluções para a saúde por meio de dispositivos tecnológicos. A empresa é formada pelas sócias Janaina Avancini Pinheiro, mestre em Enfermagem e doutoranda da Computação Aplicada, Ayame Gamarra, engenheira biomédica e mestranda da Computação Aplicada e Daniel Amorim Borges Alves. Flávia Sales, doutoranda da Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o projeto e os professores da Unisinos, Sandro José Rigo e Rodrigo Marques de Figueiredo coordenam a pesquisa.
O produto desenvolvido pela startup é o dispositivo PAGH BAND. A pulseira de aferição semi-contínua de pressão arterial realiza o monitoramento de pressão arterial em gestantes, hipertensos e demais interessados. O vestível capta os valores pressóricos e os armazena na nuvem. Esses dados são direcionados para um aplicativo de celular com dicas e cuidados. O chatbot inteligente é a principal funcionalidade da ferramenta: se os valores estiverem elevados, o bate-papo de voz orienta os próximos passos do paciente. No caso de persistência dos sintomas, o app oferece uma consultoria de enfermagem e, se ainda assim o quadro não apresentar nenhuma melhora, é disponibilizada uma consulta por telemedicina. O serviço será entregue por meio de uma assinatura mensal.